CARGA HORÁRIA
VALORES
INDIQUE UM AMIGO
Clique aqui, para indicar esse curso para algum amigo.
NÓS LIGAMOS PARA VOCÊ
Clique aqui, deixe seu telefone, que nós ligamos para você.
SOBRE O CURSO
GRADE CURRICULAR DO CURSO
MERCADO DE TRABALHO
CREDENCIAMENTO
CERTIFICADO
PRÉ REQUISITOS PARA MATRÍCULA
DOCUMENTAÇÃO PARA MATRÍCULA
ESTUDE QUANDO E ONDE QUISER
PRAZO PARA CONCLUSÃO DO CURSO
PERGUNTAS FREQUENTES
Você precisa fazer um curso de nível técnico - TTI - Técnico em Transações Imobiliárias. Com esse diploma, você obterá a Carteira Profissional do CRECI - Conselho Regional de Corretores de Imóveis, e está apto para exercer a profissão.
Pode. Deve para isto, fazer o pedido de transferência para o nosso curso e solicitar a documentação necessária.
Os estudos e experiências anteriores poderão ser aproveitados nos cursos de nível técnico, independente de exames específicos, mas sempre relacionados com o perfil profissional de conclusão da respectiva qualificação ou habilitação.
Dessa forma pode haver o aproveitamento de estudos para:
disciplinas ou módulos cursados em outras instituições credenciadas pelo sistema federal, estadual, municipal ou particular.
disciplinas ou módulos cursados na própria escola, desde que o prazo entre a conclusão do último e o requerimento de retomada dos estudos.
disciplinas de caráter profissionalizante, cursadas no ensino médio.
Conhecimentos adquiridos no trabalho.
O aproveitamento de estudos anteriores poderá ocorrer através de avaliação obrigatória pela Comissão Pedagógica do Criativo EaD mediante solicitação do aluno, com emissão de Parecer Conclusivo desta.
Tanto para o aproveitamento de estudos anteriores, independente de avaliação da escola, como nos casos que necessitem de avaliação da escola, será feito mediante requerimento do candidato e avaliado segundo as diretrizes curriculares e perfil profissional de conclusão da escola, utilizando o Histórico Escolar e Certificado de Conclusão e/ou Diploma e o Conteúdo Programático referente a cada componente curricular aos quais foram solicitados aproveitamento de estudos.
A avaliação será feita mediante comissão composta pelo Diretor Pedagógico da escola, Coordenador Técnico do curso e pelo menos um Professor, que após Parecer Conclusivo será submetido a deliberação do Conselho de Classe.
MÓDULO I: Gestão de Pessoas, Marketing e Vendas para TTI
Fundamentos de Informática - 44 h
Empreendedorismo - 28 h
Ética Profissional e Cidadania - 24 h
Administração de Recursos Humanos para TTI - 36 h
Legislação Trabalhista e Social - 36 h
Desenvolvimento Pessoal e de Equipes para TTI - 32 h
Marketing e Vendas Imobiliários - 36 h
Atendimento ao Cliente e Direitos do Consumidor - 40 h
Gestão e Processo de Vendas - 32 h
Técnicas de Negociação - 32 h
Estágio Supervisionado Obrigatório - 40 h
Carga Horária total do Módulo I : 380 h
MÓDULO II: Gestão Empresarial e Financeira para TTI
Administração Geral - 28 h
Gestão Empresarial para TTI - 36 h
OTC – Organização e Técnicas Comerciais - 32 h
Economia e Mercados - 28 h
Direito Comercial - 36 h
Legislação Tributária - 32 h
Matemática Financeira - 36 h
Matemática Comercial - 36 h
Planilhas Eletrônicas - 40 h
Administração Financeira para TTI - 36 h
Estágio Supervisionado Obrigatório - 40 h
Carga Horária total do Módulo II : 380 h
MÓDULO III: Gestão em Transações Imobiliárias para TTI
Técnicas de Redação Comercial para TTI - 32 h
Operações Imobiliárias - 80 h
Desenho Arquitetônico - 48 h
Construção Civil, Urbanismo e Patologias - 32 h
Direito e Legislação Imobiliária - 32 h
Documentação e Sistemas Construtivos - 32 h
Problemas Socioeconômicos Contemporâneos - 20 h
Pesquisa Mercadológica e Comportamento do Consumidor - 24 h
Planejamento e Desenvolvimento de TCC - 40 h
Estágio Supervisionado Obrigatório - 40
Carga Horária total do Módulo III : 380 h
Para cada módulo serão disponibilizados tutores à distância, nos dias da semana, em horários flexíveis a serem marcados previamente pela Coordenação do Curso ou pelo email dos tutores e Coordenador de curso e na Área Virtual do Aluno para comunicação interna com tutores e coordenador.
Outras formas de comunicação poderão ocorrer via telefone da secretaria da escola ou email contato@criativoead.com.br para assuntos administrativos.
Todas as aulas são apostilas com power point. E, ainda, o aluno pode fazer download do conteúdo das aulas – no formato “pdf” – e, com essas unidades, formar uma Apostila contendo todo conteúdo de cada disciplina.
O estágio supervisionado é componente curricular obrigatório e é um dos
instrumentos de prática profissional no curso Técnico em Vendas Subsequente - EAD com 120 horas
O Estágio Supervisionado Obrigatório é componente obrigatório e o eixo polarizador das várias disciplinas que compõem a estrutura curricular do Curso de Habilitação Profissional de TÉCNICO EM TRANSAÇÕES IMOBILIÁRIAS, na medida em que todas, através de um trabalho integrado, oferecem subsídios para o ajustamento profissional do futuro Técnico, com uma carga horária total de 120 horas, devendo ser realizado a cada módulo, com carga horária de 40 horas por módulo.
Está previsto na Lei Federal nº 11.788/2008 e na Deliberação CEE nº 87/2009, além de ser indicada sua obrigatoriedade na Resolução COFECI nº 1.127/2009.
É o momento em que são realizadas as atividades complementares dos vários componentes curriculares que contribuem para a formação do Técnico. O Estágio oferece oportunidade para que ele vivencie os conhecimentos e as técnicas adquiridos durante o curso.
Em sentido amplo, o Estágio compreende, além das atividades em situações de trabalho diretamente relacionado ao meio ambiente, também quaisquer outras atividades em situações diversificadas em contato direto com água, ar, solo, ecologia, entre outros quesitos ambientais, que possam contribuir para o enriquecimento da sua formação profissional.
A organização didática do Estágio Supervisionado Obrigatório abrangerá o planejamento, a execução e a avaliação que deverá ser entregue em uma pasta como comprovação do estágio realizado.
No início de cada período letivo a Coordenação do curso elabora a programação do Estágio com cada aluno, fazendo convênio com a Empresa ou Instituição que o acolherá, selecionando as atividades que devem assegurar os objetivos e concretização real do mesmo. A programação compreende atividades que se desenvolvem em locais externos à escola. Pode ainda, realizar programação pré-determinada pela Coordenação de ordem didática que ofereçam contato com a prática da atividade do trabalho.
O estágio só poderá ser realizado de forma concomitante com o curso, ou seja, o aluno só poderá realizar o estágio se estiver regularmente matriculado. Após a conclusão do curso, o aluno não poderá realizar o estágio supervisionado.
Os alunos indicarão para a Coordenação do curso, diferentes Empresas ou Instituições em geral, onde podem ser realizado convênios com o Criativo EaD para a realização de estágio curricular obrigatório; observa-se que estas Empresas ou Instituições devam ser empresas da área de imobiliárias, locais estes que ofereçam oportunidades de aprendizado vivencial ao aluno, que deve ser registrado em relatório para que o aluno desenvolva o seu conhecimento teórico e alie à prática da mesma no dia a dia, assegurando bom aproveitamento do período de estágio.
O profissional TÉCNICO EM TRANSAÇÕES IMOBILIÁRIAS é o profissional habilitado que estará apto e será capaz de desempenhar de forma competente suas funções de CORRETOR DE IMÓVEIS através de conhecimentos, envolvendo os conteúdos de operações imobiliárias, marketing imobiliário, organização e técnicas comerciais, desenho arquitetônico, educação das emoções, matemática financeira, noções de direito e legislação, língua portuguesa, noções de economia e mercado e de relações humanas e éticas, auxiliando o profissional a prestar assessoramento adequado nas intermediações imobiliárias – assessorando e resolvendo problemas nos assuntos referentes às operações imobiliárias. Esse mesmo Técnico em Transações Imobiliárias, considerado profissional liberal, seja autônomo ou empregado de empresa ou sociedade administrativa, ao final do curso, deverá ser capaz de fazer a intermediação de compra, venda, permuta, locação de imóveis em geral; opinar em matéria de comercialização imobiliária de imóveis; atuar como mediador com a oportunidade de ser figura central nas incorporações e loteamentos.
A programação das atividades no campo de estágio curricular tem supervisão baseada em:
• Competências e habilidades a serem desenvolvidas;
• Natureza da atividade;
• Técnicas de trabalho;
• Instrumento para registro;
• Processo de avaliação;
• Local de início e duração;
• Quantidade de Horas.
A execução das atividades exercidas pelo estagiário fica sob supervisão, controle e acompanhamento do Responsável Técnico da Empresa ou Instituição que o acolher
A de estagiário, não podendo exercer a profissão neste momento, nem ocupar cargo na empresa.
A escola qualifica. O COFECI - Conselho Federal de Corretores de Imóveis, habilita.
Vamos explicar:
Quando o aluno termina o curso de TTI – Técnico em Transações Imobiliárias – ele está qualificado para exercer a profissão de Corretor de Imóveis.
Somente, quando leva a documentação de conclusão de curso para o COFECI, e pede seu registro profissional, é que vai receber a Carteira de Corretor de Imóveis, e se habilitar para exercer a profissão.
Esse processo de registro deve ser feito diretamente com o COFECI, e é de responsabilidade do aluno, caso queira exercer a profissão.
Se não se registrar no COFECI, estará exercendo ilegalmente a profissão.
A Prática Profissional constitui o currículo, está inclusa na carga horária da Habilitação Profissional e não está desvinculada da teoria.
Ela é desenvolvida ao longo do curso por meio das seguintes modalidades:
a. Pesquisas e trabalhos individuais ou participação de chats on line sobre assuntos pertinentes ao conteúdo da disciplina;
b. Estudos de casos com busca de soluções pelos alunos;
c. Visitas técnicas à empresas e instituições nas cidades dos alunos para complementarem seu conhecimento prático.
Para todas as modalidades de Prática Profissional, que acontecerá ao final da disciplina cursada pelo aluno, este deve enviar um Relatório, uma Redação, a Resolução de Exercícios ou a Resolução de Cases – conforme o tipo da prática solicitada – para o professor da disciplina que deverá receber, avaliar e aplicar um anota até 3,0 (três) pontos.
A Prática Profissional permite que os alunos tratem seus projetos como sendo projetos reais de causa e efeito que ocorrem dentro das organizações empresariais, podendo assim comprovar e validar os conceitos teóricos aprendidos e trazidos pelos docentes dentro do conteúdo teórico de cada disciplina.
Cada uma das modalidades comporão a Notal Final do aluno, valendo até 3,0 (três) pontos (Quadro “Composição da Nota Final do Aluno”).
O desenvolvimento de conhecimentos específicos sobre uma determinada área ou negócio específico, relacionado com a profissão de Corretor de Imóveis, e desenvolvida com metodologia específica e com apoio da escola, coordenação e professores, proporcionará ao aluno o melhor discernimento sobre sua futura profissão. O TCC não tem caráter de requisito básico para formação no curso, sendo somente, a prova escrita da disciplina correlata.
Assim sendo, caberá ao CRIATIVO EaD criar e oferecer oportunidade para que os alunos possam então desenvolver e apresentar um projeto nomeado como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).
Para tanto, o CRIATIVO EaD definirá as condições de sua realização, orientações e regras que devem nortear o TCC, auxiliando o aluno a atingir os objetivos de sedimentar conhecimentos pertinentes à sua futura profissão.
O TCC deverá ser realizado individualmente ou em duplas, e entregue na versão impressa e digital (gravado em CD e/ou DVD e/ou Pen Drive) para avaliação final, que devem ser enviados ao COLÉGIO via correio.
O trabalho, TCC, será orientado e avaliado pelo TUTOR da referida MÓDULO e deverá ser entregue pelos alunos em data a ser definida pelo Colégio.
O trabalho, obrigatório para a aprovação na disciplina de TCC, enquanto componente teórico possibilita uma aproximação da realidade do mercado de trabalho, permitindo que as informações elaboradas sirvam de referencial para uma reflexão sobre a futura prática profissional.
Dessa forma, na medida em que contribui para a formação global do Técnico de Nível Médio em Transações Imobiliárias, crítico e consciente, capaz de posicionar-se frente à realidade, como também atuar no sentido de buscar propostas para transformá-la.
ESTRUTURA DO PROJETO
§ Caracterizar a organização e o funcionamento da empresa Imobiliária;
§ Relacionar adequadamente os seus conhecimentos teóricos com a realidade;
§ Analisar, em diferentes situações, o referencial facilitador/problematizador do Técnico em Transações Imobiliárias;
§ Analisar características do corpo técnico e administrativo da empresa imobiliária, tais como: preparação e atualização científica e prática profissional, adaptação ao trabalho, relacionamento humano etc.
AVALIAÇÃO DO TCC
A avaliação do TCC é feita pelo professor da disciplina, que após entrega considera:
§ Conteúdo e estrutura;
§ Coerência entre tema, desenvolvimento e conclusão do trabalho;
§ Pertinência do tema escolhido com o mercado de trabalho e/ou área de atuação;
§ Linguagem aplicada no trabalho (clareza, coesão, correção na utilização da língua e da linguagem técnica/específica);
§ O domínio que o aluno demonstra ter sobre o tema.
Da avaliação do projeto feita pelo professor da disciplina com a emissão de uma nota final, que, para conclusão da disciplina correlata, é média igual ou superior a 6,0 (seis).
A organização curricular proposta está inteiramente voltada para o desenvolvimento das competências e habilidades que o aluno deve adquirir através de uma base tecnológica, científica e instrumental.
COMPETÊNCIA PROFISSIONAL é a capacidade de mobilizar, articular e colocar em ação conhecimentos, habilidades e valores necessários para o desempenho eficiente e eficaz de atividades requeridas pela natureza do trabalho.
HABILIDADE é o saber fazer, relacionado com a prática do trabalho, transcendendo a mera ação motora.
BASE TECNOLÓGICA é o conjunto de termos e conhecimentos técnicos necessários para o desenvolvimento das competências a serem utilizadas no Eixo Tecnológico de GESTÃO E NEGÓCIOS.
Após a conclusão do curso, com o cumprimento de todas as disciplinas do curso e a realização e comprovação do estágio supervisionado realizado o aluno fará jus ao recebimento de sua certificação profissional e receberá Diploma de ‘Técnico em Transações Imobiliárias’ com ‘Histórico Escolar’.
Todos os documentos abaixo citados serão impressos em papéis timbrados da Instituição.
Seu diploma é reconhecido pelo CEE - Conselho Estadual de Educação do Estado de São Paulo, pela Parecer n. 77/2017, de 23/fevereiro/2017 e homoologado pelo COFECI - Conselho Federal de Corretores de Imóveis, pela Portaria COFECI N. 034/2017, de 14 de junho de 2017.
É um curso de nível técnico que forma Corretores de Imóveis. TTI significa "Técnico em Transações Imobiliárias".
GDAE – Gestão Dinâmica de Administração Escolar – portal operacional desenvolvido em ambiente Internet, visando a integração das informações da unidade escolar com órgãos regionais e centrais da Secretaria de Estado da Educação. Além de ser uma ferramente de apoio à atividade administrativa da
unidade escolar, constitui-se em eficiente processo de coleta de informações gerenciais que possibilitam o processamento e a estruturação das diferentes bases de dados, com objetivo de subsidiar o processo de planejamento e tomada de decisões, garantindo a integridade e a disponibilidade de informações.
Todos os alunos regularmente matriculados ou que estudaram têm seu cadastro no GDAE.
A matriz curricular do curso está organizada por 3 (três) módulos sequenciais, contando com uma carga horária total de 1.140 (um mil cento e quarenta) horas; e, sua integralização deverá ocorrer no prazo mínimo de 6 (seis) meses e no máximo de 18 (dezoito) meses. Nesse período os alunos terão no máximo 6 (seis) meses para conclusão de cada módulo do curso, sequencialmente estudado, a partir da sua matrícula e, sequencialmente, ao final de cada módulo.
Estudar concomitante a partir da 2ª Série do Nível Médio ou Subsequente para alunos egressos do ensino médio.
Ao final do curso, após ter concluído todos os 3 módulos, o aluno agendará sua Avaliação Final, que será, obrigatoriamente, presencial, com duração de 4 (quatro) horas, e deverá ser realizada ao final de módulo. Nela estará contida avaliação de todo o conteúdo das disciplinas cursadas nos referidos módulos e conterá 30 (trinta) perguntas.
A Escola determinará o dia, local e horário de sua realização, sendo que só poderá ser feita na sede ou em pólo credenciado. A Avaliação Final terá peso 7,0 (sete) na nota final do aluno (ver Quadro “Composição da Nota Final do Aluno”, abaixo).
Atividade
Valor
Observação
Avaliação Final
Até 6,0 (seis pontos)
Nota obtida nas provas realizadas na sede do Criativo EaD, em datas agendadas, todo mês.*
Práticas Profissionais
Até 4,0 (quatro pontos)
Nota obtida pelo envio das atividades solicitadas pelo professor, das Atividades Práticas Profissionais.
TOTAL DA NOTA FINAL
ATÉ 10,0 (dez pontos)
MÉDIA FINAL DE APROVAÇÃO
7,0 (sete) pontos
A Nota final do aluno será composta de acordo com quadro acima.
9. O que são as Práticas Profissionais?
A Prática Profissional constitui o currículo, está inclusa na carga horária da Habilitação Profissional e não está desvinculada da teoria.
Ela é desenvolvida ao longo do curso por meio das seguintes modalidades:
a. Pesquisas e trabalhos individuais ou participação de chats on line sobre assuntos pertinentes ao conteúdo da disciplina;
b. Estudos de casos com busca de soluções pelos alunos;
c. Visitas técnicas à empresas e instituições nas cidades dos alunos para complementarem seu conhecimento prático.
Para todas as modalidades de Prática Profissional, que acontecerá ao final da disciplina cursada pelo aluno, este deve enviar um Relatório, uma Redação, a Resolução de Exercícios ou a Resolução de Cases – conforme o tipo da prática solicitada – para o professor da disciplina que deverá receber, avaliar e aplicar um anota até 3,0 (três) pontos.
A Prática Profissional permite que os alunos tratem seus projetos como sendo projetos reais de causa e efeito que ocorrem dentro das organizações empresariais, podendo assim comprovar e validar os conceitos teóricos aprendidos e trazidos pelos docentes dentro do conteúdo teórico de cada disciplina.
Cada uma das modalidades comporão a Notal Final do aluno, valendo até 3,0 (três) pontos (Ver Quadro “Composição da Nota Final do Aluno”).